Encomende Inscrições Staff Regras Home Cronogramas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CF - Nisi Amare (LA_Black) | por Jo

Boa noite,
Recebi agora mesmo a tua encomenda (entre outras) e decidi começar por esta visto ter sido a primeira que me aparecera na lista a fazeres.
Antes de iniciar esta crítica, direi o que sempre digo a todas as encomendas CF - não me responsabilizo, nem o blogue caso te sintas ofendido/a, pois será uma crítica sincera e caso não concordes com algo, por favor, dirige-te aos comentários e dá voz à tua opinião.

Como sempre, começarei então com a minha avaliação à aparência da fanfic, isto é, à sua capa e o meu primeiro impacto foi de fixar a imagem e tentar descobrir o que ela tinha no seu "fundo", no entanto, apenas reparei que era uma mera capa simples e bonita, com o contraste de umas letras bem colocadas e um esforço para tentar corrigir a luminosidade presente no seu total.

Passando agora para a sinopse, tenho a apontar-te que deverás de reorganiza-la e ter cuidado com os parágrafos que fases e como os usas.
Demonstraste até aqui um bom português, uma boa pontuação e sobretudo um bom resumo da história neste pedaço, no entanto, podias ter fundamentado um pouco mais.

Igualmente informo em todas as encomendas de CF que não poderei dar uma avaliação de capítulo a capítulo, infelizmente, por isso, darei uma crítica em geral, aqui vai:
Conseguimos observar mesmo sem ler uma grande quantidade de palavras, o que demonstra o quão fluente és a escrever, no entanto, não nos dá qualquer ideia de que tipo é a história.
Abri o primeiro capítulo e descobri-te, ou melhor, tu descobriste-te - descobris-te o teu verdadeiro tipo de escrita!
Orgulha-te, não é qualquer escritor que consegue descobrir e marcar a sua forma de escrever.
Tens uma boa pontuação, uma descrição bem expressiva, tal como a narração, embora seja visível a maior utilização de diálogo do que os outros parâmetros.
Essa falha é somente pela falta de pratica de estruturação, tens que treinar, praticar para melhorares a tua escrita e saberes conciliar os três pontos num só, escrevendo sem teres a preocupação de qual deverás usar. Depois, apareceu novamente o problema dos parágrafos que deverás de ter muito em conta.
Tenho ainda a alertar-te que deverás de colocar os verbos num português correto e colocares o sujeito corretamente para melhor facilitares a leitura dos teus leitores, principalmente os que não são do Brasil, como é o meu caso.
De resto não tenho nada a apontar, a história é da tua autoria, demonstra que és fã de Jacob e da saga, tens imaginação, no entanto, sei que poderias fazer melhor se deixasses, numa outra história, provavelmente um original, a tua imaginação fluir e levar-te para onde ela quiser.

Portanto e para concluir, espero que continues este bom trabalho e que esta CF tenha contribuído para uma melhoria da tua fanfic.
Nota final: 9

10 comentários:

  1. Obrigada! Adorei a crítica. Tentei melhorar minha sinopse, confesso que até para mim ela estava confusa. rsrsrs Porém, é só aquilo que eu consigo e gostaria de colocar. Adicionar mais, seria o mesmo que tirar a surpresa da descoberta do que acontecerá durante a viagem, entende?
    Estava relendo alguns capítulos agora e, de fato, tenho de me atentar aos parágrafos. Eu usualmente corto um parágrafo no meio e continuo o mesmo assunto em outro. Isso é errado.
    Agora, a "coisa" dos verbos é algo que eu tenho de me ater muito mais, porque, quando estava escrevendo e quando reli, antes de postar, não notei, e é algo que já me avisaram, ou seja, minha atenção não foi suficiente. Rs'
    Os diálogos são algo que eu gosto. Eles fazem parte da minha escrita e, provavelmente, ainda manterei durante um tempo. Tentarei diminuí-los, é claro, mas eu gosto de como ficam e gosto de mostrar a relação e os diversos pontos de vista através desses diálogos.
    Muito obrigada pela crítica e eu vou escrever, sim, alguma coisa original.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não digo diminuir o diálogo, mas sim conciliar com o resto.

      Excluir
    2. Outra coisa, se tiveres dificuldades em fazer uma sinopse podes sempre encomendar pelo nosso blogue.

      Excluir
  2. Gostaria de fazer uma sugestão. Em suas próximas críticas, experimente colocar a capa da fanfic, a sinopse e alguns outros dados, como número de capítulos, se ela está finalizada e link. Críticas são uma forma de divulgação. Eu, por exemplo, entro muito em sites e blogs de crítica para conhecer outras fanfics. Sem links de direcionamento é inviável eu procurar pela fanfic criticada. Entende?
    Bom, agradeço novamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até poderia mas isto não é um blogue de publicidade às histórias dos outros.
      A capa? Tudo bem, mas agora toda a história por assim dizer, não.
      Mas em Dezembro o blogue estará pronto, incluindo o separador Fanfics ali no menu de cima onde postaremos fanfics de pessoas que queirão divulgar.

      Excluir
    2. Entendi seu ponto. Porém, você lida com um público amplo e com um assunto bastante procurado. Não é publicidade. A divulgação seria uma informação completa daquilo que você passa para outras pessoas.

      Só queria poder saber o link das fanfics, pois, em algumas críticas você fala muito bem da história e, querendo ou não, isso dá maior visibilidade à fanfic e ao seu blog. Queria ter a oportunidade, não só eu, mas outros usuários do blog também, de curtir as fanfics. Em sua primeira crítica você se diz encantada pela história, porém não coloca o nome, entende o que digo?
      Enfim, gosto do seu ponto de vista. Ele me fez enxergar o que eu realmente acho e acredito da minha escrita e no que eu preciso melhorar. Por isso, enviei outro pedido de crítica.

      Excluir
    3. Sim, eu já vi o seu novo pedido.
      Ia agora mesmo começa-lo.

      Excluir
    4. Também é de referir que é triste quando nós estamos aqui a fazer um esforço para arranjar tempo para fazer as vossas encomendas, fazer o nosso melhor para que fiquem perfeitas e vocês gostem e no final, ou não vêm ou vêm e nem dão a vossa opiniao, não comentam, nada.
      É ou não é? :p

      Excluir
    5. Isso é verdade. Afinal, vocês fazem isso voluntariamente. Seria de bom tom que, quem faz alguma encomenda, responda expondo sua opinião sobre o resultado da mesma e sobre o blog. É questão de educação e respeito.

      Excluir
    6. Já expus a tua encomenda, espero que gostes.

      Excluir

 
SweetDreams Design
desenvolvimento: ToSupportYou